quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Porta dos desesperados.


Quem não se lembra daquele antigo e ridículo quadro do programa com o Sérgio Mallandro, a "Porta dos Desesperados"? Então, imagine-se participando dele agora.

A brincadeira é bem simples. Existem três portas. Duas delas escondem pessoas vestidas de macaco ou anões imitando artistas famosos, que vão te importunar pro resto do quadro. Uma dela esconde um prêmio.
Você deve escolher uma das três portas. Ao fazer a escolha, o Sérgio Mallandro(sabendo o que tem atrás da porta) diz que vai "te dar uma forcinha". Abre uma das outras duas portas, e lá está um dos "micos". Portanto, sobraram duas portas fechadas. Então ele faz a pergunta derradeira: Vai querer trocar a porta?
Aí vem a questão: É mais vantajoso trocar a porta? Ou dá na mesma?

Ah, observação: Em nenhum momento ele troca o conteúdo das portas.

Resposta nos comentários.
(:

4 comentários:

  1. Bem, ao contrário do que se parece, matematicamente não "dá na mesma" trocar a porta.
    Na verdade, é duas vezes mais provável você ganhar o prêmio, se decidir trocar a porta. Difícil de acreditar. Mas aí vem uma das centenas de explicações:
    Vamos chamar as portas de 1, 2 e 3. Ao fazer sua primeira escolha, você tem 2/3 de chance de ter escolhido um "mico" e 1/3 de chance de ter escolhido o prêmio. Ou seja, a chance é de 2/3 de que o prêmio esteja em uma das portas "não-escolhidas".
    O que acontece agora? O apresentador abrirá uma das duas portas que restaram, e por escolha própria ele abrirá um mico. Portanto, ele acaba de eliminar uma das portas "não-escolhidas", e terá sobrado apenas uma, com uma chance de 2/3 (como vimos antes) de ser um prêmio.
    Ou seja: Se você errar na escolha, inicialmente, (a chance de isso acontecer é de 2/3!) o apresentador eliminará a outra chance de você errar e com certeza o prêmio estará na porta que sobrou!
    A chance de que você, trocando de porta, ganhe o prêmio, é de 2/3 e a chance de que você, mantendo a porta, ganhe o prêmio, é de 1/3. O que determina essa probabilidade é a chance de você acertar ou errar, de primeira, a porta premiada!

    Esse problema é bem mais complexo do que se imagina, não? E é mundialmente famoso e conhecido como o Problema de Monty Hall (programa estadunidense de auditório onde havia essa brincadeira).

    ResponderExcluir
  2. O que faz a probabilidade não ser de 50% é o fato de que vc escolhe uma porta ANTES de o apresentador eliminar outra. Ou seja, você escolhe UMA entre TRÊS, e no final ficam apenas DUAS portas a serem escolhidas.

    ResponderExcluir
  3. caaaaraamba! kkkkkkk muito louco esse Problema ai! tomara que ninguem entenda, e um dia eu possa participar de um jogo assim! kkkkk' velho, tu é muito inteligente. vejo seu blog direto (y)

    ResponderExcluir
  4. aaah obrigado :D
    kk agora fiquei curioso pra saber quem é...

    ResponderExcluir