
Pois bem, aqui vão algumas dicas.
Primeiro, pra quem não sabe, eu gosto de treinar meu fôlego e já há algum tempo que eu brinco de mergulhar em apneia. Então já li algumas técnicas para melhorar o tempo de fôlego e outras eu mesmo adquiri. Por isso fiz esse "manualzinho". (Obs: eu só treino a apneia estática, ou seja, sem nado, parada.)
Condições ideais de ambiente:
Uma piscina de temperatura morna a quente, mais ou menos a temperatura da superfície do corpo ou um pouco mais fria. De preferência não muito rasa. Águas calmas, não-turbulentas.
Preparação pré-mergulho: Essa é a parte mais demorada.
1- Esteja ciente de que você não praticou atividades físicas logo antes do mergulho, não está ansioso e nem está com o estômago cheio. Seu metabolismo deve ser o mais "agradável" possível.
2- "Descubra" seu diafragma. MUITA gente simplesmente não utiliza ou utiliza muito pouco seu diafragma na respiração. Pra você saber se você é um desses, inspire normalmente, observando sua barriga. Ela cresce? Ou é só seu peito que dilata? Se sua barriga não crescer, é porque você não está usando seu diafragma o suficiente na respiração. Isso significa que você está longe de usar 100% da capacidade de dilatação do seu pulmão.
Para utilizar o diafragma, tente o seguinte exercício: expire e depois disso inspire tentando "inchar" a parte de cima da sua barriga. É como se você tivesse tentando encher a "parte de baixo" do seu pulmão.
3- Oxigenação - Realize inspirações e expirações profundas, sempre usando o diafragma, sem pausa, por 2 minutos. Não passe muito desse tempo senão você vai provocar uma alcalose sanguínea, provocando formigamento, tontura, etc.
4- Dilatação pulmonar (respiração yogue)- Volte a respirar novamente e espere um minuto. Após esse tempo, realize uma inspiração beeeem profunda, usando os múscuos intercostais e o diafragma, até você não conseguir inspirar mais. Prenda o ar nesse momento. Agora, com a boca, tente outras pequenas inspirações, sem ter expirado ainda, dessa vez como se você estivesse "engolindo" o ar. Você vai descobrir que ainda cabe um pouco de ar no seu pulmão. É nesse momento que você está aumentando a elasticidade de sua caixa torácica. Espere 5 segundos segurando o ar, expire lentamente, o máximo possível. Faça isso mais uma vez. É esse o exercício pra você aprimorar cada vez mais seu tempo de apneia com a prática.
5- Enchendo o pulmão para mergulhar - Acredite, encher o pulmão ao máximo não é o melhor jeito de prender o ar. Afinal, a quantidade de oxigênio a menos que ficar no seu pulmão não compensa a perda de calorias pelo desconforto de um pulmão cheio demais. Além disso, seu sangue já está devidamente oxigenado, não é necessário um enchimento de ar tão grande assim no pulmão. Antes de a cabeça entrar na água, seu pulmão deve estar em um nível de dilatação confortável, que não te "estufe". Você deve descobrir o ponto de inspiração máxima em que seu pulmão ainda esteja confortável. Aí sim você pode mergulhar.
Mergulho:

Outra coisa importantíssima é não estar nervoso ou agitado. Não fique pensando em muita coisa, tente esquecer completamente que você deve ficar muito tempo ali e NÃO peça para ninguém contar em voz alta o tempo decorrido. Isso agoniza. Tente "dormir". Claro que você não vai dar conta, mas isso vai te aproximar do estado alfa. A ideia é gastar o mínimo possível de calorias.
2- Observe seu estado fisiológico - No momento em que você descer, sua frequência cardíaca irá aumentar nos 20 primeiros segundos. Isso é inevitável. Logo após esse tempo ela decrescerá significativamente (bradicardia de imersão) e depois de um bom tempo voltará ao normal até o momento em que começar a aumentar demais o nível de gás carbônico no sangue.
3- O momento de subir - O momento certo de subir é quando começarem as contrações do diafragma. Esse é um reflexo do nível aumentado de gás carbônico no sangue. Você deve ficar em apneia em até, no MÁXIMO, 10 contrações. Esse é um tempo seguro, sem nenhum risco de prejudicar sua saúde. E isso não fui eu quem disse, então acredite (kkkkkkk). Após as contrações, suba para a superfície. Lembrando: Nunca fique além do que seu organismo permite, isso pode causar complicações para a saúde.
______
Com essa técnica, eu garanto que você conseguirá multiplicar muito seu tempo na primeira tentativa. Talvez até dobrar o tempo que você conseguia antes. E se você continuar praticando, seu tempo vai só aumentando...
Meu recorde, por exemplo, foi 3 minutos e 05 segundos. Não é grande coooisa, mas considerando que eu treino só por brincadeira e muuuito pouco, é até razoável...
Te garanto que você vai descolar muitas gatinhas com isso. kkkk E o legal é que ainda dá pra você descolar uma grana... Quando alguém desafiar você numa disputa de mergulho, finja que você não treina e sugira uma aposta \o/
(: