quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sua arte não deveria ser interrompida pela vontade dos outros, assim como ela está sendo agora.

As pessoas ultimamente estão muito inseguras. Dependentes dos artifícios que as fazem voltar atrás nas decisões. Não começam a escrever se não for de lápis. Não começam a escrever se não tiverem uma maldita borracha na mão.
Não estou querendo dizer que é errado ser precavido, mas é que às vezes o botão de backspace fica perto demais dos nossos dedos... Eu mesmo, enquanto digitava esse texto, usei-o algumas dezenas de vezes. Na verdade, se você parar pra pensar, é um dos botões mais utilizados do teclado. A construção está ficando menos frequente que a destruição.
Então eu comecei a reparar que, se não houvesse a opção de voltar atrás nas coisas, talvez não faríamos tanto isso. Um texto escrito na máquina de escrever possui pouquíssimas marcas de erro no papel. Começamos a errar muito a partir do momento em que nos foi dado uma ferramenta prática que nos permite errar e consertar esse erro de uma maneira super banal.
Essa necessidade de segurança, esse medo de arriscar, que tá quase intrínseco nessa geração, parece atingir diretamente nossa personalidade. Resultado: Estamos em uma geração de inseguros, de perfeccionistas, de volúveis, de arrependidos, de estressados, de moldáveis à opinião alheia. Somos pessoas sem criatividade, sem personalidade, sem complacência e não sabemos nos virar. Nosso superego tá enorme! E eu me incluo nesse joio! Essa nova "ferramenta" social, com moderação, pode ser útil e boa, mas seu abuso é uma algema.

4 comentários:

  1. Cara,todo esse texto me lembra muito meu melhor amigo,sabe? ashdusahdusahdaosauda. xD

    ResponderExcluir
  2. simples, objetivo e perfeito. Sabia que foi tendo uma epifania assim, em algum lugar do ano de 2010 que eu fui capaz de deixar de lado todo esse medo de errar e enfrentei com coragem todos os meus desafios? Por isso que eu considero que passei no vestibular, por isso que eu considero que acertei tanto. Posso ter errado, e eu errei muito com certeza, muitas vezes errei tão feio que até perdi o rumo, mas eu tinha a certeza de que aquele erro iria me fazer aprender e seguir em frente de maneira diferente. Acho que muita gente tem medo de se arrepender das coisas que faz, mas eu acredito que em cada erro tem um acerto oculto, sei lá. Tô divagando aqui... Mas a verdade pra mim é essa. E se eu tivesse que voltar atrás, eu faria tudo igual. Aliás, desde que eu entendi tudo isso... nem tenho mais borracha. Literalmente! :)

    ResponderExcluir
  3. Te ouvi dizendo na fila que é antiga, mas eles tocaram:
    http://www.youtube.com/watch?v=ZyOviRr45-0
    "As pessoas ultimamente estão muito inseguras." Provavelmente tenha sido esse o motivo de eu ter ficado esperando por você ontem. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca. Quem é? Fiquei curioso! Você tá se referindo ao show cover do Coldplay né...

      Excluir