sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Sobre a Ceia.

Meu blog estava completamente abandonado, mas resolvi escrever aqui pra demonstrar minha indignação. Vocês sabem que eu nunca posto sobre temas relacionados à igreja ou à fé, mas dessa vez não posso deixar de postar.

Quase sempre quando vou cear, ou quando ouço pregações acerca da ceia, ouço o mesmo discurso ameaçador e (propositalmente?) mal interpretado, baseado naquela passagem da 1ª carta de Paulo aos Coríntios acerca da ceia: "Qualquer que come do pão, ou bebe do cálice indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor."
Tratam isso como uma grande ameaça àquele que "está em pecado", como se ele tivesse que ser excluído da Ceia do Senhor; Como se, por enquanto, ele não fosse digno de perdão.

Mas antes de discutir pontualmente esse assunto, eu gostaria de abordar alguns temas mais abrangentes, que considero importantes pra essa discussão:


1- Você NÃO veio ao mundo com o objetivo de lutar contra seus próprios pecados.

Sim, irmão, tá aí uma mentira que muitos colocam na sua cabeça desde cedo. A verdadeira luta espiritual não gira em torno dos pecados da carne. Não é isso que Deus quer de você.

"Nós estamos coando a mosca e engolindo o camelo", já disse um pregador. Os pecados da carne são pequeno problema se comparado às atitudes dos "cristãos" que temos hoje em dia: Frios, apáticos, individualistas, mesquinhos, sem sal e sem luz, interesseiros, espiritualmente fracos e que não estendem uma mão sequer para ajudar o próximo.

O mesmo apóstolo que escreveu o trecho sobre a Ceia também escreveu para os Efésios: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."

O que Paulo quer dizer com isso?Acho que está bem claro. É sobre nosso objetivo como cristãos aqui na terra! Estamos aqui travando uma guerra espiritual! É esse o "camelo". E isso tem tudo a ver com o segundo tema:

2- Muitas pessoas ainda não entenderam a mensagem de Cristo.
[e as mudanças que surgiram junto com seu sacrifício]

Tá, uma breve historinha.

Por que Jesus veio?

Os hebreus, antes de Cristo, eram o único povo que escolheu adorar apenas a Deus, Jeová. Portanto Deus, que é Bom, perdoava os pecados do povo, dando-lhes a chance de salvação, mas por ser Justo, exigia que eles pagassem pelos pecados cometidos (daí o sacrifício que deveria ser feito com o cordeiro, por exemplo). Mas Deus sempre amou incondicionalmente todas as suas criaturas, inclusive aqueles que não seguiam os seus caminhos e idolatravam outros deuses.

Metáfora: Imagine um tribunal. Deus seria o Juiz, seus próprios filhos seriam os julgados. Portanto, seria como se Deus estivesse em um impasse: De um lado, Ele não quer condenar seus filhos, porque ele os ama. De outro, Deus deveria condenar os homens, para assim aplicar a justiça, e eles não são merecedores da Salvação, já que não aceitam somente a Deus como senhor, são idólatras e pagaram pelos seus pecados. O que ele deveria fazer?
Bem, é aí que vem sua maior prova de amor. Ele, sim, nos declarou culpados no tribunal. Assim, ele aplicou a justiça. Mas na hora de pagar o preço da condenação, Ele mesmo se ofereceu a pagá-la. (#provadeamor hehe) Deus pagou todos os pecados do universo por nós, por misericórdia, entregando seu filho, ou seja, parte de si mesmo, da sua trindade, como cordeiro (olha aí o sacrifício dos hebreus) para morrer e ser condenado.

Pra quem não sabe, Jesus, após ter morrido na cruz, desceu para o inferno e lá amarrou todos os nossos pecados; os de ontem, de hoje, e aqueles que ainda iremos cometer. Lá ele acorrentou o Diabo e depois ressuscitou.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

Depois disso, é claro, tudo mudou! Agora todos podem ser salvos, desde que aceitem o sacrifício! Deus oferece a Salvação, mas Deus não te obriga a aceitá-la. Isso é sua função. Como eu disse acima, seus pecados já estão perdoados! Se Deus quisesse que continuássemos nessa agoniante luta contra o pecado, de que valeria o sacrifício de Cristo?

Ele nos ensinou a abdicar os futuros pecados combatendo-os de uma ooooutra maneira. Sem grandes fardos, sem grandes sacrifícios e pelejas, e isso tem tudo a ver com o terceiro tema:

3- Não use a bíblia como um mero "livro de regras". Os dogmas do velho testamento já não valem mais. O segredo da fuga do pecado está no
amor

Agora que eu expliquei como as coisas funcionavam antes de Cristo, fica mais fácil entender por que no velho testamento existiam várias ordenações de Deus, inclusive os 10 testamentos. Aliás, vamos utilizá-los como exemplo.

Em Marcos 12, um escriba se aproximou de Jesus e o perguntou qual é o mais importante dos mandamentos. Jesus, sabiamente, respondeu que o maior dos mandamentos é amar àquele que é o único Deus, com toda sua alma, acima de todas as coisas. E completou dizendo que o segundo maior mandamento é amar ao próximo como a si mesmo. Adivinha, nenhum desses mandamentos que Jesus disse existia na tábua dos 10 mandamentos.

Essa, na minha opinião, é uma das maiores mensagens de Cristo! Ele não quer que nós vivamos lutando contra o pecado, Ele quer que nós amemos. Amando uns aos outros, evitar o pecado se torna consequência, não objetivo. Se você ama a alguém de verdade, como ama a si mesmo, você não vai pecar contra ela, nunca vai feri-la de modo algum porque simplesmente você não quer o seu mal! E isso não vai ser uma tentação ou um fardo, vai ser a atitude mais natural e por pura vontade própria possível, atitude de amor! Você também nunca pecará contra Deus, se você o ama incondicionalmente, afinal, ele é seu amor maior. Pronto! O caminho para não nos tornarmos escravos do pecado é por aí! O resto é papo de quem ficou preso no velho testamento.

A Ceia

Acho que dei uma viagem nos outros assuntos, hehehe, mas era necessário pro pessoal entender o que eu quero dizer.

Quando se retira a passagem de 1 Coríntios 11 para se explicar a ceia, as pessoas desconsideram o resto do capítulo, ou o contexto em que está inserido.
Ao dizer "Qualquer que come do pão, ou bebe do cálice indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor", Paulo se refere àqueles que iam à igreja só para se alimentar do pão e se embriagar de vinho, ou seja, para satisfazer somente sua fome, banalizando o sentido da ceia. Ele faz clara referência a isso nos versículos 21 e 22, 33 e 34. Além disso, no versículo 28, Paulo diz: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.
Preste atenção: Ele diz "e assim coma". Ele não diz "caaaso você 'esteja em pecado' não participe da ceia". Mas é claro! Se fosse o contrário, que sentido teria a Ceia do Senhor? Ela não é um símbolo de uma nova aliança de Deus para comigo? Uma renovação espiritual? Uma prova de sua misericórdia?
Se precisássemos ser "dignos", no sentido em que nos costuma ser ensinado, para tomar a ceia, NINGUÉM seria digno! Hipócritas seriam os que tomam a ceia! Esses sim estariam errados, por se considerarem mais merecedores que outros! A verdade é que somos salvos pela Graça e Misericórdia divina, e não por merecimento! Jesus não veio para os santos, mas sim para os doentes.

Não tenha medo de cear. Pelo contrário, ceie com felicidade no coração. Mas é claro que isso não significa que não existam atitudes que Deus espera que você tome ao cear: Deus quer que você se humilhe, reconheça-se pecador, procure amá-lo mais. Mas, muito mais que isso, Deus quer que você aceite o sacrifício de Cristo e entenda que seus pecados já estão perdoados. A partir daí, uma nova aliança de Deus com você é firmada.
Parece bondade divina demais pra você, né... Acertou! Deus nos ama demasiadamente, exageradamente!

Agora, uma crítica a quase todas as igrejas que eu conheço.
Como é que uma igreja, por exemplo, evangélica, exige que o cristão seja membro de uma igreja também evangélica e batizado nela para que ele participe da ceia? Como é que se coloca uma instituição humana acima de uma instituição divina?  Então a denominação religiosa da pessoa é mais importante que o ato de ela participar da Ceia do Senhor? Devemos nos livrar desse dogma urgentemente! Isso é idolatria à religião! Me refiro à igreja evangélica porque fui criado nela. Me dá um desconforto enorme ouvir isso toda vez que vou cear.

Então, é isso aí, acho que deu pra desabafar um pouco, e espero que vocês tenham me compreendido.

(:
fqualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
1 Coríntios 11:27
qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
1 Coríntios 11:27

8 comentários:

  1. Gostei muito e vou repassar p algumas pessoas q conheço.

    ResponderExcluir
  2. Dias atrás aconteceu isso comigo fui visitar uma Igreja era ceia sendo batiza logo pensei que poderia participar mais não pude, porque não era membro da Igreja... Realmente isto é bastante desconfortável.

    Agora me diga:
    - Qual é o homem capacitado para julgar a consciência de outrem?

    Se alguém tomar a liberdade e desejo de participar da ceia estando em pecado, esse irmão irá prestar conta a Deus por sua insensatez. Sendo assim, a única pessoa que tem capacidade para saber e decidir se poderá participar da ceia ou não é o próprio irmão.

    "Deus nos amou primeiro mesmo sem termos nada para oferecer a Ele. Seu amor não é condicional, não aumenta, não diminui, permanece sempre o mesmo e é dado a qualquer pessoa."

    Gostei muito do seu post :P


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anônimo! hehe.
      Sim, existem atitudes que realmente incomodam no ato da ceia.
      Mas quanto a "participar da ceia estando em pecado", eu não sei qual é o homem que participa da ceia completamente livre dos pecados. O que eu quis dizer foi que a Ceia é uma renovação da Aliança do homem, pecador, com Deus, perfeito; Não uma confirmação dos que já se dizem "santos". Não é insensatez tomar a ceia estando em pecado, se seu coração desejar a mudança e buscar o amor. Pelo contrário, é muito sensato!

      Excluir
  3. Por mais justos que sejamos, Deus só nos recebe por aquilo que Jesus fez, isso é graça .. ;D

    ResponderExcluir
  4. Sábio Matheus, de Deus Na Hora Certa Do çéu.. Man,.

    ♥JeSus,

    ResponderExcluir